domingo, 18 de novembro de 2007

A Baixa Pombalina

•Podemos concluir que, apesar do projecto inicial não ter sido executado na totalidade, tendo em conta as limitações surgidas ( as invasões francesas e as guerras liberais), a obra de reconstrução da Baixa de Lisboa, pelas inovações técnicas aplicadas e pela originalidade e eficiência das soluções urbanísticas, arquitectónicas e construtivas escolhidas continua a ser uma das mais interessantes e importantes obras públicas empreendidas no nosso país.
• De referir ainda, o aproveitamento que Sebastião José de Carvalho e Melo fez da situação excepcional que defrontou para reconstruir livre de constrangimentos uma cidade racional e moderna, símbolo das ideias iluministas que rompiam um pouco por toda a Europa e que defrontavam as antigas estruturas do velho regime. Por uma vez Portugal estava, a nível europeu, na vanguarda.
Para Marquês de Pombal a destruição causada pelo terramoto significou uma dádiva da fortuna, a oportunidade ímpar que lhe abriu o caminho para as reformas de que, a seu juízo, Portugal carecia.

1 comentário:

Anónimo disse...

este site e muito bom!!!!!!!